Natal Kumori: 10% off em pagamentos via PIX

Cinco Tendências Web Design em 2022

A comunidade de web design está aumentando seu nível ano após ano. Olhando para trás, a missão deles mudou muito: de simplesmente eliminar a bagunça de elementos não essenciais do site superlotados para um elemento-chave no sucesso dos sites. 

Com o passar do tempo, começamos a visualizar e projetar sites com um foco mais centrado no usuário. Os usuários se tornaram os clientes do web designer que passou a atendê-los de acordo com suas necessidades. 

Em outras palavras, os sites agora precisavam ser mais acessíveis, fáceis de navegar e fluir perfeitamente.

Com isso em mente, os designers hoje se sentem mais em sua área e mais seguros com seus projetos, mesmo em um cenário altamente competitivo.

Isso cria uma atmosfera de liberdade que lhes permite testar os limites da convenção.

À medida que a sociedade passa mais tempo online, o trabalho como criadores da web é envolver os usuários em um nível emocional, levando o sentimento humano dentro de uma realidade artificial. 

Na matéria de hoje você vai relembrar, ou descobrir, o que é web design e saber o que esperar dele para 2022. Confira!

O que é Web Design?

Web design refere-se ao design de sites que são exibidos na internet. Geralmente se refere aos aspectos de experiência do usuário no desenvolvimento de sites, em vez de desenvolvimento de software. 

Costumava ser focado no design de sites para navegadores de desktop; no entanto, desde meados da década de 2010, o design para navegadores de celular e tablet tornou-se cada vez mais importante.

Um web designer trabalha na aparência, no layout e, em alguns casos, no conteúdo de um site. A aparência, por exemplo, está relacionada às cores, fonte e imagens usadas. Layout refere-se a como a informação é estruturada e categorizada. 

Um bom web design é fácil de usar, esteticamente agradável e se adapta ao grupo de usuários e à marca do site. 

Muitas páginas da Web são projetadas com foco na simplicidade, para que nenhuma informação e funcionalidade estranhas que possam distrair ou confundir os usuários apareçam. 

Como a grande preciosidade da produção de um web designer é um site que conquista e promove a confiança do público-alvo, remover o máximo possível de pontos potenciais de frustração do usuário é uma consideração crítica.

Agora que você sabe, ou relembrou o que é Web Design, vamos às 5 principais tendências para 2022. Leia até o final para descobrir. 

1) Scrollytelling

Assim como o hábito de “contar histórias” (Storytelling) o Scrollytelling é uma maneira cada vez mais popular de alavancar uma interface digital e transmitir uma história complexa.

Esses efeitos visuais se esforçam para cativar o público, oferecendo a eles conteúdo envolvente e de bandeja, enchendo os olhos. 

Scrollytelling também é conhecido como “visualização narrativa” – uma série de elementos visuais sequenciados, organizados cronologicamente para transmitir uma mensagem específica aos visitantes.

Assim como a possibilidade de ler um livro no seu próprio ritmo, os sites agora permitem que você navegue e controle seu fluxo de forma personalizada, entendendo que cada usuário é diferente e apresentando mensagens de maneiras intrigantes.

Um exemplo seria o da empresa Infrared Mind Body do Texas, EUA que exibe imagens e textos grandes que aparecem por meio de várias animações que acentuam sua proposta de valor. 

Grandes close-ups, imagens com pouca luz, tipografia em grande escala, bem como transições suaves e suaves, criam uma vibe relaxante de uma maneira limpa e sofisticada.

2) Animação tipográfica ou Tipografia cinestésica

Uma bela adição à tendência anterior é a Tipografia Cinética, que está evoluindo rapidamente com novas técnicas em mãos. 

Hoje em dia, esta prática é amplamente utilizada por web designers em uma variedade de formas. 

Em tempos remotos, o primeiro objetivo para contar uma história era animar personagens, mas agora a tipografia é um jogo totalmente novo.

O texto em movimento pode chamar a atenção, estabelecer um tom, destacar segmentos importantes e guiar os olhos do usuário por uma página. Esta é uma tendência que existe desde a década de 1960, quando os longas-metragens começaram a usar títulos de abertura animados em vez de texto estático.

Por exemplo: no site da Dilinger, uma produtora de filmes com sede em Paris, todo o site é um menu, com a ajuda de fontes dinâmicas que mudam de acordo quando uma opção no menu é selecionada. 

A transição da tipografia ajuda a navegar no site e cria uma grade diferente a cada vez. 

Nos próximos anos, especialmente em 2022, veremos mais exploração tipográfica cinética que serve como função e não apenas como decoração.

3) Design inclusivo

A inclusão é vista como um chavão político que é facilmente usado, mas em sua essência, é uma ideologia que fala com todos os designers, fazendo com que todos os esforços sejam inclusivos onde a inclusão não existia anteriormente. 

No mercado global personalizado de hoje, é uma ideia cada vez mais presente no dia-a-dia dos web designers.

O design inclusivo afeta todas as etapas do processo de design de um site, desde a tomada de decisões estratégicas sobre o público-alvo do site, seu tom de voz e personalização, bem como a definição da linguagem gráfica de sua marca para acomodar todos os gêneros, pontos de vista, experiências e situações.

Por exemplo, imagens e ilustrações de propósitos funcionais começaram a aparecer com mais frequência em uma frente não-gênero, oferecendo diversidade lúdica.

Além disso, sob a influência do mundo dos jogos, este próximo ano deverá ver a internet inundada com um número crescente de avatares, ilustrações e personagens, de identidades não humanas, pois a internet oferece realidades alternativas – questionando o próprio núcleo do que é real.

Outra abordagem que vemos se tornando um padrão de inclusão é o web design neutro em termos de gênero, que já vemos sendo adotado de forma mais universal. 

O primeiro passo óbvio é excluir os detalhes de gênero desnecessariamente que costumavam ser tão onipresentes, como sites de cuidados pessoais agressivamente rosa ou temas hipermasculinos de lobos de fogo e facas para equipamentos de camping. 

As mulheres compram ferramentas elétricas e os homens compram produtos para a pele, mas é fácil seguir os pressupostos sociais sem pensar.

4) Delights

As delights se tornaram um elemento básico da boa experiência do usuário, com os usuários de hoje esperando por isso em uma de suas duas formas, ou seja, delights superficiais e delights profundas.

As delights da superfície incluem animações, transições ou gestos táteis, microcópias, imagens e sons. Enquanto isso, prazeres profundos procuram garantir que todas as necessidades do usuário sejam atendidas, incluindo funcionalidade, confiabilidade, usabilidade e prazer. 

A probabilidade de usuários de retorno satisfeitos recomendarem o produto ou serviço aumenta se os usuários experimentam um profundo deleite.

Embora as delights de superfície sejam ótimas e eficazes, o web design chegou a um ponto em que não é suficiente por si só. 

Com nossa compreensão atual das necessidades e hábitos do usuário, um verdadeiro prazer profundo é aquele que é saudável em todo o site. Ele não apenas desperta prazer momentâneo, mas aumenta a usabilidade, confiabilidade e função do site.

O Airbnb é um ótimo exemplo de site que oferece experiências agradáveis ​​durante toda a jornada do usuário. Recursos como marcar as tags de mapa que o usuário já visualizou não são apenas agradáveis, mas também funcionais e ajudam o usuário a se mover mais rapidamente pelo grande número de opções que aparecem na tela ao mesmo tempo.

Mas isso é apenas um exemplo. As rígidas diretrizes de propriedade que o Airbnb mantém seus anfitriões (como as imagens que publicam, padrões de limpeza e pagamentos e taxas) prometem um alto padrão para o usuário e uma sensação de segurança e confiança agradável e calmante em todas as etapas do caminho.

5) Fora da grade

Uma grade é uma das ferramentas mais importantes que um designer deve ter. Dá forma e estrutura ao nosso trabalho. Sair do centro para enfatizar um segmento pode fazer com que seu site se destaque e seja memorável entre uma infinidade de rivais demorados.

Sair da grade certamente não é uma ideia nova, mas ainda não foi amplamente explorada. Hoje, os web designers não precisam mais de intermediários ou desenvolvedores para concretizar sua visão. 

Está se tornando cada vez mais fácil traduzir até mesmo o layout mais maluco que você sonhou no meio da noite para simplesmente construí-lo usando um construtor de web. O melhor de tudo, já está codificado, o que simplifica todo o processo.

Por exemplo, Arrowww Space, portfólio de Maxim Aginsky, usa uma citação de seu mantra de design, demonstrando sua visão de abraçar acidentes com sobreposição de texto no caminho e fundo de estrutura linear.

Outro bom exemplo seria a Infrared Mind Body do Texas, EUA, como citamos anteriormente, que trazem diversos elementos associados a animações e consolidam uma proposta de valor muito significante para o usuário, por meio de um ambiente “relaxante” e “familiar”. 

Essas formas básicas também podem ter texto escrito nelas e muitas vezes lembram o design de adesivos dos anos 80 ou 90. Essas formas também podem ser usadas como botões (estáticos ou animados), ou como um adesivo que nos informa sobre uma promoção por tempo limitado. 

Não importa como esses adesivos se pareçam ou impliquem, seu objetivo comum é chamar a atenção do visitante do site.

O web design ganhou força e vai ganhar ainda mais

Os designers começaram a criar sites como arte, sites como projetos interativos e sites que simplesmente existem para diversão e prazer. Isso remonta ao início da web, quando os designers encontraram maneiras de exibir novas técnicas ou criar sites para seu próprio bem.

Parece que estamos em um período de renascimento da web inicial. Faz sentido. A moda também tem emprestado muito do final dos anos 90 e início dos anos. Muitos de nós passamos o tempo em casa navegando na internet à toa, procurando algo divertido ou excitante, como costumávamos fazer quando a web estava surgindo.

Visualmente, as tendências da web estão tomando dicas daquela época. Os designers estão encontrando criatividade fora dos layouts mais centrados na fotografia que se tornaram padrão. 

Em vez disso, esses designs encontram maneiras criativas de usar tipografia, grades e linhas e navegação simples. O estilo atualizado – com muitas cores suaves, texturas sofisticadas e fontes serifadas – evita que os sites pareçam muito retrô.

O design da Web também está se movendo para o futuro com técnicas contemporâneas empolgantes, como interações e animações avançadas e efeitos visuais como morfismo de vidro e granulação. E os designers estão usando ferramentas sem código para permitir que façam tudo mais rápido e mais fácil do que nunca.

Com o inevitável Metaverso que dominará as manchetes em 2022, o web design se encontra à beira de uma nova era. A implementação das tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial logo se tornará considerações essenciais para web designers.

Por enquanto, essas tecnologias estão avançando constantemente em aplicativos móveis, mas sua incursão no mundo dos sites é apenas uma questão de “quando” e não de “se”.

Parece que a indústria está passando por um processo caótico semelhante à versão da internet do big bang – um cosmos criativo de energias pixeladas -, às vezes contrapondo estilos e filosofias de design polarizadoras.

Embora seja importante manter-se atualizado em nosso mundo em evolução, é igualmente vital prestar atenção e adaptar o trabalho para o que o mercado necessita. Afinal, as tendências podem ser escolhas evasivas para seguir quando não estudadas e aplicadas corretamente. 

Avatar

Kumori

Não perca nada

Lançamentos, descontos e conteúdos exclusivos.

Inscreva-se