Natal Kumori: 10% off em pagamentos via PIX

Cinco tendências de decoração para o home office

Imagem ilustrativa da postagem "Saiba como se inspirar para fazer a sua decoração home office" para o blog da Kumori.

O isolamento da pandemia arrefeceu, mas algo ficou e parece que de forma permanente: o trabalho remoto. Amada ou odiada, essa modalidade já não é mais temporária em muitas empresas, o que fez com que as pessoas passassem a buscar soluções de decoração home office.

Trabalhar home office é algo com que muitos freelancers e autônomos já estavam acostumados há tempos, tendo adaptado suas vidas a esse tipo de rotina. Uma mesa com boa iluminação, energia e silêncio bastavam, e reuniões com câmera aberta não eram nada comuns.

Hoje, porém, muitas pessoas com realidades distintas se veem em situação de precisar trabalhar em casa sem um ambiente configurado de forma adequada. Reuniões com câmera são constantes, bem como a necessidade de permanecerem sentadas por muito tempo, sem hora para iniciar ou terminar.

Horário e tempo de atividade em home office é um outro assunto bastante complexo – mas, com relação ao local de trabalho, uma boa decoração home office pode deixar o processo mais eficiente e mais próximo daquilo que esperamos de um ambiente agradável para as nossas atividades laborais.

Por isso, pensamos neste artigo para explorarmos o assunto em minúcias e trazer para você as melhores práticas hoje de decoração home office. Vamos juntos?

Decoração home office: estética ou funcionalidade?

Quando falamos em “decoração”, é possível que nos venha à mente apenas o lado estético da questão. Ou seja: cores, formas e objetos sem função aparente que servem apenas para deixar um lugar mais bonito.

Claro: não é que tudo o que podemos considerar esteticamente apurado está longe de ter uma utilidade que não seja apenas ser bonito. Afinal, um lugar aconchegante pode ser funcional e ao mesmo tempo bonito, não é mesmo?

E é exatamente isso que deve ser buscado ao planejar uma decoração home office: unir o útil ao agradável, o visualmente belo ao funcionalmente utilizável. E esse é um desafio e tanto!

No fim, trata-se de uma questão de equilíbrio. Você pode adorar e achar lindas paredes roxas, mas será que essa escolha vai contribuir para o seu bem estar durante as oito horas diárias de trabalho?

Decoração home office pode ser em qualquer lugar?

A dicotomia “estética versus funcionalidade” nos leva a uma reflexão um pouco mais prática na decoração home office: afinal, posso montar meu local de trabalho em qualquer lugar?

A resposta é: depende. E novamente poderemos entrar na questão do equilíbrio de escolher um local que atenda ao mínimo de requisitos.

De maneira geral, um bom local em casa para trabalhos remotos é aquele que seja tranquilo, silencioso, sem transeuntes, com pouca (ou nenhuma) chance de interrupção, e que esteja minimamente organizado (pelo menos do ponto de vista de quem vê pela câmera).

Já podemos de pronto perceber que encontrar um canto em casa com essas características beira o impossível. Se é silencioso e tranquilo, está bagunçado; se está arrumado, é um espaço em que pessoas circulam; se ninguém passa e tem uma aparência aceitável, o vizinho começa uma obra com furadeira bem naquele local.

Dicas de decoração home office: alguns exemplos

Assim como existem muitos estilos de composição em decoração e design de interiores, não haveria de ser diferente quando falássemos de decoração home office. Sim, as opções são muitas!

Agora que já temos alguma ideia sobre a relação entre compor com intenção de funcionalidade e de estética, e também sobre onde podemos instalar nosso canto de trabalho, que tal partirmos para algumas dicas práticas de decoração home office?

1) Decoração home office minimalista

Imagem ilustrativa da postagem "Saiba como se inspirar para fazer a sua decoração home office" para o blog da Kumori.

Ao contrário do que se pode pensar, uma decoração home office minimalista não significa que se trata de uma composição “sem graça”: uma parede branca, uma mesa, uma cadeira, um laptop, tudo de uma cor só e nada mais.

Na real, ser minimalista é bem mais do que isso. Trata-se, dentro de um escopo padrão de cores, formas e texturas, de compor com poucos elementos, muita integração e um quê de funcionalidade.

Quer um exemplo?

Se você tem uma parede branca e não pretende pintá-la, que tal colocar ali uma mesa com tampo de madeira e estrutura de ferro pintada de preto? Um board na parede, um vaso em cima da mesa e uma cadeira finalizam a composição.

Ah, e se quiser um pouco mais de cor, dá para adicionar sem deixar de ser minimalista. Que tal se o estofado da cadeira ou o vaso fossem de uma cor que destoasse do resto? Tudo bem, afinal são detalhes que fazem a diferença e dão um toque diferente ao ambiente.

2) Objetos em madeira para o seu home office

Imagem ilustrativa da postagem "Saiba como se inspirar para fazer a sua decoração home office" para o blog da Kumori.

Lembra que falamos de padrão no item sobre minimalismo?

Objetos em madeira para home office estão muito em alta, podendo ajudar a compor cenários de trabalho estilosos, agradáveis e eficientes.

Madeira é um material considerado muito aconchegante. Traz também aquele ar de rusticidade, de trabalho manual, de empenho. Tudo a ver com trabalho em casa, não é mesmo?

De todas as possibilidades, a mesa de madeira é, de longe, a mais queridinha de todo tipo de escritório que seja minimamente pensado. Além de possuir todos os predicados que listamos logo acima, o móvel também tem um estilo único, cabe na maioria das composições e dura muitos anos.

Fora a mesa, as possibilidades são muitas – já que, afinal, virtualmente qualquer coisa pode ser feita de madeira. Aqui podemos incluir porta-trecos, vasos para plantas (suculentas são as preferidas), descanso para o pulso, dentre muitas outras opções.

Um adendo importante neste quesito “objetos de madeira” são as peças feitas de bambu. Cem por cento contemporâneo, o bambu é resistente e possui padrões de ranhuras bem destacados e bonitos. Pesa muito pouco, e geralmente transfere essa leveza para o ambiente.

4) Design japandi para home office

Design japandi é uma das grandes tendências do momento, segundo estatísticas divulgadas pelo Pinterest sobre as buscas que os usuários realizam na plataforma. Mas o que é japandi, afinal?

Japandi vem da união dos design japonês e nórdico (“japan” + “di”, de “nordi”, apelido para o design norte europeu), embasado por características comuns a esses dois movimentos.

Os exemplos mais flagrantes dessas características são o minimalismo (do qual já falamos um pouco), cores claras, suaves e iluminadas, e o combo rusticidade e imperfeição.

Uma mesa montada a partir de uma prancha de madeira sem tanto acabamento e dois cavaletes em um ambiente de cores pastéis seriam uma composição que exemplifica bem o estilo japandi. Para completar a integração, uma estante feita de nichos simples e de ângulos retos para guardar livros e uma caixa de vime em cima da mesa como “porta-trecos”.

Resgatando um pouco a questão das cores, no japandi a tendência para os tons claros e pastéis vem complementada com um aspecto terroso, que lembra o que é natural.  

5) DIY – ou “Do It Yourself”

Imagem ilustrativa da postagem "Saiba como se inspirar para fazer a sua decoração home office" para o blog da Kumori.

Se existe um movimento que pegou as pessoas em cheio no Brasil nos últimos tempos – muito provavelmente também potencializado pelo home office – foi o DIY, ou melhor dizendo, “Do It Yourself”, o famoso “faça você mesmo”.

O DIY é algo bastante comum fora do Brasil, principalmente no hemisfério norte, onde a mão de obra especializada é escassa e cara.

Em paralelo, por lá a disponibilidade de ferramentas, máquinas e materiais é muito superior à nossa, o que os coloca em grande vantagem. 

No caso de uma decoração home office, botar a mão na massa pode ser uma das melhores opções, já que é possível economizar, fazer do seu jeito e ainda aprender alguma atividade bastante útil.

Mas e as ideias? E como fazer? Calma: a nossa amada internet está aqui para isso! Vamos te ajudar a encontrar seu caminho.

Para isso, separamos alguns canais do Youtube que podem ser ao mesmo tempo inspiração e guia para você fazer o que quiser no seu canto home office. 

São profissionais da área de arquitetura e decoração que falam de tudo: desde como pintar uma parede até etapas bastante complexas da engenharia civil. Aproveite bem!

Maddu Magalhães

Diycore – Karla Amadori

Matheus Ilt

Doma Arquitetura

Bônus: perfis DIY no Pinterest!

Como não poderia deixar de ser, lembramos também de indicar a você alguns perfis da plataforma preferida de designers e decoradores: o Pinterest!

Separamos a seguir alguns perfis que geralmente publicam ideias e guias para DIY, além de muita inspiração e links úteis.

DCoração – Decoração e DIY

A Casa Delas

Casa de Valentina

Uma dical final para você que quer fazer sua decoração home office na modalidade DIY: procure nas lojas especializadas em casa e decoração por cursos, panfletos e até mesmo pela orientação dos funcionários sobre a escolha dos melhores materiais e como utilizá-los!

Ah, e não se esqueça de reaproveitar o que você tiver em casa e que não enxerga uma utilidade! Um novo olhar para esses objetos pode trazer à tona ideias incríveis para sua decoração home office!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo! Se sim, não hesite em compartilhar com os seus contatos!

Avatar

Kumori

Não perca nada

Lançamentos, descontos e conteúdos exclusivos.

Inscreva-se